As transformações anunciadas irão ampliar ainda mais o potencial do Grupo São Lucas em cuidar cada vez melhor dos pacientes, afinal este sonho só tem sentido se tem o poder de transformar a história de vida de outras pessoas.
O São Lucas hospital promoveu, dia 10 de agosto, uma Live sobre: As grandes novidades do Grupo São Lucas para Ribeirão Preto e região, com participação do Dr. Pedro Palocci -Presidente do Grupo São Lucas, Rogério Melzi- CEO da HospitalCare, Duarte Nogueira- Prefeito Municipal, e Mario Sergio Cortella- filosofo e escritor, que fez uma palestra com o tema: Empreender, Inovar e Crescer em momentos de Crise. A Live foi apresentada pela jornalista Gabriela Dias.
Inicialmente o Dr. Pedro Palocci deu as boas-vindas a todos os participantes e fez uma apresentação do Hospital São Lucas, que desde a inauguração já demonstrava vanguarda e pioneirismo. Nesses mais de 50 anos a instituição hospitalar não parou de evoluir e se tornou referência por utilizar modernos equipamentos e avançados métodos clínicos de atendimentos de alta precisão e pela conquista de certificações nacionais e internacionais, como ONA e a Certificação Internacional Canadense Qmentum.
Em seguida, Rogério Melzi, falou sobre a HospitalCare, uma administradora de serviços de saúde, que atua em Ribeirão Preto, Curitiba, Florianópolis e Campinas. Parceira do São Lucas desde 2017, propõe um modelo inovador de gestão integrada promovendo o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas proporcionando cuidado eficiente e humanizado reduzindo custos e aumentado beneficios para todos os envolvidos.
Através da união de forças e a experiências com a Hospital Care, o São Lucas Hospital tornou-se uma rede completa de hospitais composta pelo Hospital Ribeirania, Hospital especializado, Med Medicina Diagnóstica e o Centro Médico de Especialidades preparado para atender diversas especialidades médicas
Em 2019 o São Lucas fez a aquisição do Robô Da Vinci, as duas primeiras cirurgias Robóticas em 27 de junho e até o momento foram realizadas mais de 160 cirurgias. A técnica cirúrgica é uma das mais modernas e inovadoras da atualidade e está presente em poucos centros hospitalares do Brasil. Além do Robô o hospital também investiu em uma Sala Avançada de Videocirurgia, ampla e moderna com o objetivo de melhorar a ergonomia e as condições de trabalho proporcionando maior rapidez e precisão na realização dos procedimentos cirúrgicos.
Os investimentos não param por aí, foi anunciado o início da construção de uma torre no Hospital São Lucas com 7 andares com 60 novos leitos hospitalares, sendo 30 de apartamentos e 30 de UTI, além de serviços de apoio. Durante a obra serão gerados 120 empregos diretos. A construção do novo complexo hospitalar São Lucas está estimado em 12 meses, com investimento de R$ 60 milhões em estrutura fisica e equipamentos. E posteriormente serão contratados cerca de 200 novos colaboradores entre administrativo e profissionais de saúde. Também serão adquiridos novos equipamentos e o prédio original será inteiramente reformado e modernizado.
O prefeito Duarte Nogueira destacou a importância de Ribeirão Preto no cenário da saúde nacional, bem como o impactado desses investimentos e inovações do São Lucas para a cidade e região, ressaltando o vínculo afetivo com a instituição, na qual o pai foi acionista e médico do corpo clinico e onde sempre foram realizados os atendimentos para a família dele. Também destacou a importância da parceria na pandemia para ampliar os leitos do SUS para pacientes com COVID.
Além da construção da torre com 60 leitos, estão previstos a implantação do Centro de Neurologia, Centro de Cardiologia e Câncer Center, todos os novos serviços com equipes multiprofissionais e equipamentos para atender as necessidades do paciente em um só lugar. Também será implantada em amplas e modernas instalações a nova CME- Central de Material e Esterelização, que inclusive prestara serviços para clinicas e outros hospitais.
Com a pandemia, alguns projetos do Planejamento foram revistos e outros continuaram sendo implantados, como por exemplo a definição do Hospital Ribeirania que foi preparado para receber exclusivamente, pacientes Covid de Ribeirão Preto e região, inclusive os pacientes que vieram do SUS. O Ribeirania se tornou referência em Tratamento de COVID, com mais de 2700 pacientes atendidos, desde março até a agora. Sem nenhum óbito de médicos, enfermeiros, ou colaboradores no grupo, devido à Covid. Quando a pandemia terminar o Ribeirania voltara a atender pacientes de longa permanência e será iniciada a construção da nova área de Pediatria e Maternidade no Hospital. O Hospital Especializado também será contemplado com investimentos em equipamentos e instrumentais, além da reformulação de alguns ambientes.
Durante a Live também foi divulgado que em breve, beneficiários dos planos de saúde que serão lançados por operadoras em parceria com o São Lucas terão acesso ao sistema de APS- Atenção Primária a Saúde, um modelo de assistência que se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. O objetivo da APS é desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na vida de pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão) e prevenção de doenças mais graves como câncer de mama, de ovário, por exemplo. Para fechar as novidades e abrilhantar ainda mais a noite, o grande filósofo Mario Sérgio Cortella fez uma palestra ressaltando a importância da esperança ativa e do trabalho, num momento de pandemia e isolamento. Enfatizando que a Humanidade só tem duas opções “ ou senta e chora ou levanta e enfrenta”.
Ivette lira- Assessoria de Imprensa do Grupo São Lucas
(16) 991378088